Independência Financeira

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Funcionamento do sistema de visão noturna

Equipamento permite ao condutor enxergar no escuro, com o auxílio de uma câmera e sensores infravermelhos

O avanço da tecnologia automotiva proporciona ao condutor cada vez mais conforto e segurança ao dirigir um veículo. Os novos dispositivos de visão noturna implantados nos automóveis, o Night View ou Night Vision, são utilizados por algumas montadoras para auxiliar na segurança ativa e contribuir na prevenção de acidente.

Este sistema, presente nos Mercedes Benz classe "S" desde 2005, fornecido pela Bosch, tem sido constantemente aprimorado. Atualmente consegue destacar carros e pedestres dos obstáculos da estrada graças aos sensores infravermelho localizados nos faróis.

Ao conduzir um veículo convencional à noite, a iluminação atinge uma distância de 40 metros, portanto os obstáculos e perigos freqüentes são percebidos tarde demais. Não é à toa que por isso há mais incidência de acidentes graves.

Quando utilizamos a luz alta para visualizar uma área maior, podemos prejudicar o trânsito contrário. Sendo assim, esta nova tecnologia atua como um dos complementos fundamentais para o sistema de segurança.

Funcionamento

Nos veículos Mercedes Benz esta imagem é transmitida ao condutor através do "computador de bordo" disponível no painel de instrumentos que apresenta as informações, marcador de combustível, de temperatura, de rotação e de velocidade, em imagem virtual. Ao solicitar a função visão noturna, com um simples toque em um botão, o velocímetro, posicionado no painel dá lugar a imagem gerada pela câmera de visão noturna que consegue ampla visão do traçado da via e detecta a tempo eventuais obstáculos, com a utilização de faróis e sensores infravermelhos capazes de apontar a existência de objetos invisíveis ao olho humano devido à falta de luz.

Em alguns modelos a câmera de visão noturna está localizada próxima da unidade de comando do teto e do sensor de chuva. Este componente envia os dados registrados através de um interface de vídeo digital (Low-Voltage Differential Signaling - LVDS) para a Unidade de Assistência de Visão Noturna.

Ao lado do comutador giratório (interruptor) de luzes do exterior há um botão que ao ser acionado, envia um sinal através da linha LIN (linha de comunicação de dados) para a unidade de comando superior do painel. Esta se comunica com a unidade de comando do teto, que recebe informações do sensor de luminosidade disponível no pára-brisa, tendo a tarefa de informar a quantidade de luz para a precisão do sistema. Os faróis dos veículos Mercedes possuem sensores infravermelhos para auxiliar a câmera a identificar um ser vivo através do calor elaborado. Esses processos são administrados por uma unidade central, uma das peças mais importantes desse sistema. Esta unidade disponibiliza no computador de bordo a função visão noturna. Logo após, o módulo (LVDS) que recebe as informações da câmera, localizada entre o pára-brisa e o retrovisor interno, envia as imagens para o computador de bordo, que já está preparado para transmitir a visão externa detalhada.

O sistema Night View trabalha em conjunto com os sistemas "ESP" (Programa Eletrônico de Estabilidade) e "Distronic Plus" (que estabelece distância com o veículo da frente).

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