Independência Financeira

sexta-feira, 23 de maio de 2008

OCTANAGEM

Octanagem ou número de octanos (NO) é a propriedade do combustível que representa sua capacidade de resistir à compressão sem entrar em auto-ignição.
VANTAGENS DE UM COMBUSTÍVEL COM ELEVADO NÚMERO DE OCTANAS
- O combustível de maior NO deve ser empregado em motores que operam com maiores razões de compressão. Isso favorece o crescimento do seu rendimento término, através do maior aproveitamento do calor liberado na combustão.
- Possibilita uma combustão não detonante evitando danos ao motor.
- Permite o aumento de torque, potência e economia devido ao crescimento do rendimento térmico.
ADITIVOS ANTI – DETONANTES
- CTE (Chumbo Tetra Etila) Embora ainda utilizado em muitos países, foi suprimido totalmente da formulação da gasolina pela Petrobrás em 1989, devido a sua toxidade.
- MTBE (Metil terci-butil éter) Composto orgânico oxigenado, largamente empregado nos EE.UU e na região sul do Brasil.
- AEAC (Álcool etítilico anidro combustível) Adicionado em torno de 24% à gasolina, aumenta sua octanagem com menores danos ao meio ambiente.
MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DO NO.
Método MON (Motor Octane Nember ou método Motor – ASTM D2700)
- Avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação.Método RON – (Reserarch Octane Number) ou método Pesquisa – ASTM D-2699
- Avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm).
A OCTANAGEM DA GASOLINA BRASILEIRA
No Brasil, ao falarmos de octanagem, estamos nos referindo à octanagem MON. Alguns países utilizam a octanagem RON, e outros o Índice de Octanagem I.0 = (MON+RON)/2. Para uma mesma gasolina, o RON tem um valor típico superior ao MONde até 10 octanas. Portanto, se compararmos gasolinas de diferentes países é importante especificar se está sendo utilizada a mesma base (MON, RON ou Índice de Octanagem). É comum observarmos comparações da gasolina brasileira (MON) com gasolina RON de outras procedências.Tabela comparativa
ERRADO: O combustível de maior octanagem é também o de melhor qualidade.
CERTO: A qualidade do combustível é definida pelo rigoroso atendimento a várias especificações técnicas, não só a octanagem.
ERRADO: O motor que utiliza combustível de alta octanagem é mais econômico.
CERTO: O motor de maior razão de compressão e que utiliza combustível de maior octanagem pode ser mais econômico.
ERRADO: A altitude não influencia na octanagem requerida.
CERTO: Um aumento de 1000 metros na altitude reduz a octanagem requerida pelo motor em cerca de 4,4 octanas.
ERRADO: O motor projetado para operar com gasolina comum deve mudar para a Premium, de maior octanagem para desenvolver maior potência.
CERTO: É vantagem utilizar gasolina premium se o motor for adequado (razão de compressão .....10,1).
ERRADO: Gasolina aditivada apresenta maior octanagem.
CERTO: Gasolina aditivada contém aditivos detergentes e dispersantes que evitam o acúmulo de depósitos no sistema de alimentação e nada tem a ver com a sua octanagem.
Veja mais no site: http://www.cdtm.com.br/
Autores:Técnico Químico – Jurandir Augusto dos Santos
Engenheiro de Petróleo – Kalil Ibrahim Haddad
Engenheiro de Processamento – José Américo Ranna

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