Existem engrenagens em que não é prático nem econômico encerra-las numa caixa. Estas são as chamadas engrenagens abertas. A maioria das engrenagens abertas não possui cobertura, ao passo que outras são parcialmente cobertas, afim de protegê-las contra o pó e as impurezas. As engrenagens abertas deste tipo, só podem ser lubrificadas intermitentemente e, muitas vezes, só a intervalos regulares, proporcionando películas lubrificantes de espessuras mínimas entre os dentes, prevalecendo as condições de lubrificação limítrofe. Uma película aderente é necessária para que não seja desalojada nem pelo engrenamento dos dentes e nem pela força da centrífuga.
Formação da Película
Embora possam existir películas espessas assim que o óleo é aplicado às engrenagens abertas, essas películas rapidamente se adelgaçam à medida que o lubrificante é desalojado para os lados, até que, dentro de pouco tempo, somente uma película de espessura mínima permanece sobre as superfícies metálicas. Na maior parte do tempo, as engrenagens abertas funcionam sob condições de lubrificação limítrofes. As películas de óleo precisam aderir tão fortemente às superfícies dos dentes para que o desgaste, devido ao contato metálico, seja reduzido.
Fatores que Influenciam a Lubrificação
Ao selecionar o lubrificante de engrenagens abertas, é necessário levar em consideração as condições sob as quais as engrenagens funcionam, ou seja: a) temperatura; b) método de aplicação; c) condições ambientes; d) material de engrenagem.
a) Temperatura. A possibilidade de se manterem filmes lubrificantes por lubrificação limítrofe, sob as pressões existentes entre os dentes, depende da temperatura a que as engrenagens estão sujeitas. O calor, diminuído a viscosidade do óleo, reduz a sua resistência ao desalojamento. Conseqüentemente, temperaturas mais baixas exigem óleos mais viscosos.
b) Método de aplicação. Quando aplicado por meio de pincel ou espátula ou almotolia, o lubrificante, no momento da aplicação, deve ser suficientemente fluido para correr facilmente. Durante o funcionamento é desejável que o lubrificante seja adesivo e viscoso. Tal óleo pode ser utilizado desde que seja pré-aquecido. Quando o aquecimento apresenta inconveniências, este mesmo óleo extremamente denso pode ser adquirido em forma fluida, que simplifica o problema de aplicação. Tais produtos contêm um solvente não inflamável que aumenta muito sua fluidez. Pouco tempo depois o solvente volátil se evapora, restando uma película que protege as superfícies dos dentes. Este tipo de lubrificação também pode ser aplicado por dispositivos conta-gotas ou por lubrificadores mecânicos.
c) Condições ambientais. Se o ambiente for limpo, um óleo viscoso para engrenagens dará uma lubrificação eficiente. Se as engrenagens estiverem expostas a muito pó em outras impurezas, tal produto pode ser contaminado a tal ponto que se formam depósitos duros nas raízes dos dentes, que comprimidos entre os entes tendem a afastá-los forçando os mancais. Sob tais condições pode ser necessário o uso de uma graxa que não endureça, mas que se desaloje e caia quando excessivamente contaminada por impurezas, poeira ou abrasivos.
d) Material da engrenagem. Muitas vezes são encontradas certas engrenagens não metálicas, tais como as engrenagens com dentes de madeira, empregadas nas antigas máquinas de papel, ou pinhões de couro cru ou baquelita, usados nos motores elétricos. Algumas destas engrenagens, especialmente as de couro cru, devem funcionar a seco, enquanto que outras de materiais não metálicos podem empregar água, óleo solúvel ou óleo mineral puro.
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