Independência Financeira

quarta-feira, 12 de março de 2008

Características dos Óleos Lubrificantes

Viscosidade: Resistência ao escoamento oferecida pelo óleo. A viscosidade é inversamente proporcional à temperatura. O ensaio é efetuado em aparelhos denominados viscosímetros. Os viscosímetros mais utilizados são o Saybolt, o Engler, o Redwood e o Ostwald.

Índice de viscosidade: Mostra como varia a viscosidade de um óleo conforme as variações de temperatura. Os óleos minerais parafínicos são os que apresentam menor variação da viscosidade quando varia a temperatura e, por isso, possuem índices de viscosidade mais elevados que os naftênicos.

Densidade relativa: Relação entre a densidade do óleo a 20°C e a densidade da água a 4°C ou a relação entre a densidade do óleo a 60°F e a densidade da água a 60°F.

Ponto de fulgor (flash point): Temperatura mínima à qual pode inflamar-se o vapor de óleo, no mínimo, durante 5 segundos. O ponto de fulgor é um dado importante quando se lida com óleos que trabalham em altas temperaturas.

Ponto de combustão: Temperatura mínima em que se sustenta a queima do óleo.

Ponto de mínima fluidez: Temperatura mínima em que ocorre o escoamento do óleo por gravidade. O ponto de mínima fluidez é um dado importante quando se lida com óleos que trabalham em baixas temperaturas.

Resíduos de carvão: Resíduos sólidos que permanecem após a destilação destrutiva do óleo.

Um comentário:

Anônimo disse...

voce poderia enviar algumas imagens demosntrando a viscosidade ideal ou quando o oleo nao e /ou nao esta de acordo com as normas

Curso Instalador Solar

 
Google